Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Educação mundial

É confirmado que o melhor sistema educacional do mundo é o finlandes, mas não estou aqui somente para elogiar os nordicos, mas para quebrar o paradigma construtivista que não ensina ninguem, conforme minha concepção.
A finlandia chegou a este patamar utilizando metodos muito simplórios:
- As metas educacionais são quantificadas, ou seja, os conceitos são numericos e objetivos e não esta qualidade imaginaria que o construtivismo prega.
- O ambiente escolar é bom, podendo assim o professor fazer um bom trabalho, alem de receber um salario condizente e não como acontece no Brasil onde o professor é permanentemente ameaçado por alunos e até pais por cobrar retorno de aprendizagem que depende do aluno e não do professor.
- A direção da escola gerencia de forma efetiva como se a escola fosse uma empresa, trabalha com autonomia total e com metas coerentes. Sejam publicas ou privadas a escolas são administradas como empresas.
-Há cobrança de resultados e vantagens para quem tem bom desempenho. Os mestres ministram para as turmas problematicas, ao mesmo tempo, malandros e incompetentes ganham puxóes de orelha.
- Pedagogia para estes professores nordicos, significa saber ensinar cada ponto da matéria, e não ficar bitolados em teorias que não vão acrescentar no processo. Os professores são profundos conhecedores dos assuntos que ensinam e aprenderam a ensinar.
- Os professores não precisam criar aulas, pois existe uma retaguarda de planejamento (livros,banco de provas e exercicios).
- A familia tem seu papel de supervisão das atividades extra - classe e o professor cria uma interatividade de sala de aula que complementa cada aula diaria e as atividades domesticas.
Não precisamos de formulas da moda pedagogica para ensinar bem e termos alunos bem preparados, só precisamos continuar com aquele time que estava ganhando, ou seja, manter o sistema educacional rigido que existia nos anos 70, para não volta demais no tempo, baseado na tradição das escolas confessionais ou militares.
A pedagogia onde fica?! Não fica. Continue divagando nas teorias arcaicas e distantes da nossa realidade, pois não precisamos de formulas mirabolantes para oferecer boa educação.
E agora vejam como está a educação brasileira, preocupada com a evasão facilita tudo pra o aluno que chegando ao mercado de trabalho, não consegue atingir o que o mercado exige de conhecimento para assim engrossar as fileiras do exercito de reserva.
O Brasil copia tanta coisa e não copia o que mais necessita atualmente, educação de qualidade.
Por que será que nas provas do ENEM, quem tem as melhores colocações foram alunos de confessionis ou militares? O sistema educacional deles não é arcaico?Assim dizem os pedagogos.
Se era para a pedagogia modernizar pra pior a educação deveria ter ficado como estava, pois agora vivemos uma ciranda que não sabemos quando e como acabará, mas sem duvida o prejuizo maior é do aluno, consequentemente da sociedade e finalmente da nação brasileira.


Prof. Marlon Adami - Historiador
-

Nenhum comentário: