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terça-feira, 28 de setembro de 2010

Futuro da Educação e da Cultura
(No país doutrinado pelos neo - socialistas e afins)

O que podemos esperar de um país que escreve sua historia através dos perdedores? Escrever a historia através da visão dos ganhadores é o mais comum e sempre foi assim, mas no sec.XXI poderíamos esperar de um país emergente e com um discurso de ética e moral latente que nossa historia por ter sido feita através de uma diversidade cultural extrema fosse mais coerente e menos doutrinaria, por aqueles que um dia esteve prestes a instalar o socialismo na America latina após a tomada de poder de Fidel em Cuba.
Em 64 começou a limpeza dos comunistas em solo democrático brasileiro e em 80, esperando que os comunistas tivessem esquecido ou se conscientizado que o Brasil não queria socialismo, retornam e fazem uso do direito de governar do povo (voto) para instalar uma ditadura socialista/petista através do voto do cidadão que vem sendo ludibriado com benefícios/esmolas do governo, blindagens, omissão de dados, e negativas a corrupção que na verdade não tem o que negar.
No Brasil, a política é busca de poder pelo poder, e claro, com aquele favorecimento a quem está dentro da esfera de poder, sem respeitar as regras democráticas e sempre achando um jeitinho... Brasileiro, de se perpetuar.
Educar, o que é educar? Ninguém sabe! As interpretações e analises desse verbo mudam de tempos em tempos
Os bancos escolares eram para enriquecer e intelectualizar a sociedade, preparar cidadãos para a vida e o mundo do trabalho ou da sobrevivência para aqueles que não iam adiante com seus estudos, mas hoje a escola é o porto seguro de crianças, jovens e na universidade que é o universo do saber, se enxerga um espetáculo de falta de preparo de quem chega lá, onde a pesquisa e a ciência que é sinônimo de senso critico, avanço intelectual de qualidade faz o que pode para colocar graduados meia boca no mercado e na vida.
A culpa é de quem afinal? A culpa é do sistema, sempre.
Sempre tivemos sistemas de educação que privilegiaram as classes dominantes (governo), e hoje mais do que nunca (como diz o Faustão), estamos recebendo uma doutrina velada num sistema de ensino que não ensina ninguém.
Endeusaram a pedagogia, deram poderes para uma classe de cientistas que não sabem e muito menos imaginam o que é sala de aula de verdade, e que divagam nas teorias de Piaget, Paulo Freire e tantos outros que não se adéquam a realidade que vivemos nem aqui e nem em qualquer outro lugar do mundo. Sistema para emburrecer e fazer de conta que estamos preparando cidadãos.
Pedagogos que se perguntados o que estuda essa ciência, não sabem responder, pois temos técnicos auto didatas em pedagogia atuando com poder de policia e se achando os expert na educação com seus regimentos e regras que não ajudam em nada a intelectualizar nossos estudantes.
Como podemos evoluir o ensino tentando aplicar teorias que são do sec. XIX/XX e que lá não deram respostas efetivas?
O mundo cada vez mais técnico e pratico para o mundo capitalista e o sistema de ensino brasileiro promovendo políticas que não ensinam ninguém. Criaram a LDB/96 que não ajudou nada, foi mal interpretada e mal aplicada, hoje estamos reformando e aplicando ao mesmo tempo para poder efetivar as regras a tempo de não ficarem ultrapassadas, e os nossos jovens? E as futuras gerações será que estarão mais bem preparadas do que a geração do regime militar que usou o sistema norte americano de Skinner para seus estudantes da época?
Paulo Freire, comunista declarado e pai do sistema educacional da Social democracia e do PT, principalmente, descaradamente plagiou uma teoria alemã da época da guerra, acrescentando ranços comunistas para ensinar e ludibriar as pessoas sobre o novo método de ensino batizado de construtivista.
Já temos os resultados dessa pratica freiriana, que são pessoas mal instruídas e preparadas para a vida quando conseguem aprender o mínimo que precisam, deixando o Brasil fora do ranking de país culto e cientificamente com um quadro de futuros intelectuais a altura do que falam sobre nosso país.
O futuro não é dos mais promissores e não é pessimismo, é realismo, pois como podemos esperar algo promissor se não figuramos em nada nos rankings mundiais relativos à educação, nem perto das 100 melhores universidades, ninguém no ranking científico e com índices péssimos de ensino em relação ao resto do mundo.
A Índia exporta cientistas das áreas das exatas e nós não exportamos ninguém e muito menos aproveitamos os poucos que se criam, logo vão embora para buscar reconhecimento no exterior assim como nossos jogadores de futebol.
Que lindo, elogiar o sucesso de um brasileiro lá fora, mas esse reconhecimento deveria ser pelo que ele faz dentro do nosso país e não proporcionando futuro e benefícios para outros países.
Que podemos pensar sobre a educação que onde quem gerencia não soão os intelectuais da educação com senso critico inovador e podendo contribuir e viver o futuro que está trabalhando para acontecer, mas intelectuais da educação arcaicos, doutores de biblioteca sem vivencia pratica daquilo que pregam e nem se interessam pela pratica, pois não tem mais jogo de cintura para enfrentar uma sala de aula e ver com seus olhos o mal que estão proporcionando com sua arrogância pedagógica e seus achismos teóricos sem comprovação alguma e instalados sob decreto sem debate de quem realmente conhece o campo de atuação e a vivencia profissional.
A cultura ou aqueles criados pela educação burguesa de direita estão indo e o que irá substituir quando estes não colaborarem mais com a educação e cultura nacional? Que país é esse que prega um neo - socialismo através do emburrecimento para criar massa de manobra e profissionais que viveram atrelados ao Estado?
Que discurso pessimista, mas é o puro realismo escondido pelos educadores que não educam e nem fazem idéia do mal que fazem e pela mídia socialista que não assume sua postura e esconde sua intenção política de implantação do socialismo no Brasil.
O senso crítico e a intelectualidade crítica estão em extinção no Brasil, estamos prestes a não termos mais cidadãos críticos, mas cidadãos que por falta de informação devido à omissão, não discutirá nada apenas aceitando por falta de argumentos ou meios de investigar.
Cultura e educação brasileira a beira da extinção e da censura neo – socialista instalada, que triste fim para um país que tinha tudo para ser uma potencia independente de verdade, sem ranços ou doutrinas, sem políticas antiéticas ou participações em projetos políticos globais de longo prazo, onde está o respeito pelo cidadão pagador de impostos que sustenta a maquina do Estado e é enganado por aqueles que colocaram no poder através do voto?
Que falta faz uma educação de verdade como aquela que chamavam de educação militar doutrinaria e reacionária, mas que no fundo formou pela disciplina de estudos pessoas e profissionais responsáveis e críticos.
Que falta faz uma mídia de verdade, inteligente e que não mentisse ou omitisse o que o cidadão precisa saber.
A população brasileira está engessada, inerte as ações do poder por falta do básico: educação e informação e o que nos resta? Temos esperança que um dia uma luz ilumine e dê força a uma liderança que consiga mostrar a verdadeira face do poder aos demais.

Prof. historiador Marlon Adami

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